Deficiências físicas

Este blogue foi criado no âmbito da área curricular de Área Projecto do 12º ano da turma G, da Escola Secundária de Ermesinde, tendo como propósito, não só a promoção da não-discriminação, mas também de informar e sensibilizar os visitantes acerca das deficiências físicas que integram a nossa sociedade.


Deficiência física é o nome dado à característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.

A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: factores genéticos, factores virais ou bacteriano, factores neonatal, factores traumáticos (especialmente os medulares).

As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hipoterapia

Hipoterapia é o método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos do cavalo, com o objectivo de desenvolvimento psicossocial recurso para crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias.
No cavalo são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), similares aos padrões do movimento humano, este paralelismo favorece a construção da percepção deste movimento. O que posteriormente se traduz em benefícios a nível do sistema vestibular, controlo de movimento, consciência do espaço, dos tempos e muitas outras habilidades.
Na Hipoterapia, consoante o nível e o controlo do paciente com o cavalo, pode-se trabalhar num picadeiro ao ar livre ou coberto.

1 comentário:

Tony Meléndez um exemplo de vida

Outros blogs relacionados: