Deficiências físicas

Este blogue foi criado no âmbito da área curricular de Área Projecto do 12º ano da turma G, da Escola Secundária de Ermesinde, tendo como propósito, não só a promoção da não-discriminação, mas também de informar e sensibilizar os visitantes acerca das deficiências físicas que integram a nossa sociedade.


Deficiência física é o nome dado à característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.

A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: factores genéticos, factores virais ou bacteriano, factores neonatal, factores traumáticos (especialmente os medulares).

As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Discriminação no mercado de trabalho

   
    Desemprego, competitividade, o mercado de trabalho esta cada vez mais concorrido, e para que o profissional consiga garantir o seu lugar, precisa estar bem qualificado e sempre actualizado. A situação, ainda é mais preocupante para as pessoas com deficiências físicas, que além de todas as dificuldades, ainda tem que se deparar com o “ famoso e invencível preconceito.” Infelizmente os avanços científicos e sociais da humanidade moderna, ainda não foram suficientes para mudar esse quadro. Isso deve a uma visão distorcida por parte de alguns, o trabalho mais difícil, muitas vezes, não é com o deficiente, mas com o consciencialismo da sociedade e com a quebra de preconceitos das pessoas.

   Em muitos aspectos a vida de um deficiênte físico, não é diferente dos outros, possui momentos de alegria e conquistas, em outras palavras, bons e maus momentos como qualquer ser humano. Diferenciam na mesma, em uma particularidade, são vitimas do preconceito de discriminação, principalmente no mercado de trabalho.
  Um deficiênte físico no uso das suas aptidões, que não depende das suas limitações, é tão quanto mais produtivo que qualquer outra pessoa. Disponibilizar trabalho á essas pessoas não é caridade, mas sim respeitar o principio básico da igualdade perante a sociedade.

É necessário mudar o conceito das pessoas com deficiências físicas perante toda a sociedade.

1 comentário:

Tony Meléndez um exemplo de vida

Outros blogs relacionados: