Deficiências físicas

Este blogue foi criado no âmbito da área curricular de Área Projecto do 12º ano da turma G, da Escola Secundária de Ermesinde, tendo como propósito, não só a promoção da não-discriminação, mas também de informar e sensibilizar os visitantes acerca das deficiências físicas que integram a nossa sociedade.


Deficiência física é o nome dado à característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.

A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: factores genéticos, factores virais ou bacteriano, factores neonatal, factores traumáticos (especialmente os medulares).

As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hidroterapia

  Hidroterapia, combinação das palavras gregas hydor= água e therapéia= tratamento. A hidroterapia tem grande prestígio como forma alternativa de tratamento para pacientes portadores de deficiência física assim como forma preventiva. É a união dos exercícios aquáticos com a terapia física indicada para várias patologias, realizada somente por Fisioterapeuta. Consiste na utilização da água para tratar doenças, aliviar dores, induzir o relaxamento e manter a saúde em geral. Para efeitos terapêuticos, a água pode ser aplicada fria ou quente, em gelo ou em vapor.
   Os tratamentos podem ser banhos de imersão (habitualmente em água fria), imersão em tinas de água quente, banhos de assento, banhos de lama, banhos de vapor, saunas, chuveiros de pressão, fricções com sais, banhos de mangueira (escocês), compressas quentes ou frias, duches e irrigação intestinal (lavagem da parede interior do intestino grosso). A hidroterapia pode também consistir na ingestão de águas minerais com diversos efeitos terapêuticos.

1 comentário:

Tony Meléndez um exemplo de vida

Outros blogs relacionados: